Biologia Molecular aliada aos Processos Sustentáveis

O entendimento da diversidade de espécies é de fundamental importância para a conservação e equilíbrio dos ecossistemas. A partir desse tipo de estudo é possível fazer o monitoramento de espécies nativas, identificação de espécies invasoras e conhecer o estado de preservação de determinadas áreas.

Geralmente esse tipo de estudo é realizado pelas técnicas tradicionais, com captura e identificação de espécimes, no entanto a utilização do sequenciamento do DNA ambiental (e-DNA) pode ser uma ferramenta biotecnológica alternativa e extremamente favorável devido à sua praticidade e sensibilidade, em conjunto com a minimização dos impactos causados ao meio ambiente pela sua metodologia de coleta nada invasiva. 

O estudo do e-DNA consiste em extrair uma mistura complexa de material genético oriundo de diversas espécies presentes em amostras ambientais como água, ar, solo ou fezes. O fragmento de DNA presente nesse tipo de amostra nada mais é do que o DNA das células dos seres vivos, que é liberado nesse meio quando a célula morre, podendo permanecer nele por vários dias.

Esse vestígio deixado pelos organismos em seu habitat pode ser utilizado para descobrir e confirmar a presença de uma determinada espécie através da avaliação dos marcadores genéticos e comparação de sua sequência com a informação contida em bancos de dados genéticos, já que cada indivíduo apresenta uma sequência única (também chamado de barcode).

Dentre as vantagens do e-DNA, a técnica permite a caracterização de espécies de diferentes grupos taxonômicos ao mesmo tempo, monitoramento da presença/ausência de espécies raras e/ou ameaçadas de extinção, identificação de novas espécies, avaliação da composição e biodiversidade de ambientes de difícil acesso e coleta, investigação do impacto das mudanças climáticas e avaliação da saúde de sistemas aquáticos.

A utilização do e-DNA tem possibilitado ótimos resultados principalmente no gerenciamento e conservação dos ecossistemas aquáticos, possibilitando o aumento da capacidade de detecção e precisão das identificações com redução dos custos financeiros e do tempo de processamento das amostras. No entanto, pela sua alta sensibilidade, a técnica é bastante propensa ao risco de contaminação e atualmente tem sido limitada pela falta de sequências de referência nos bancos de dados genéticos utilizados para a comparação.

A Molecular Biotecnologia está sempre antenada nas necessidades do mercado e em constante busca por produtos de excelência e tecnologias inovadoras que visem o desenvolvimento de processos cada vez mais sustentáveis com a garantia de obter resultados precisos. Assim, temos em nosso portfólio algumas opções de produtos para o isolamento de DNA presente em amostras ambientais, dentre eles o kit NucleoSpin eDNA Water, que permite a purificação rápida do e-DNA de diversas amostras de água com resultados confiáveis ​​e mínimo risco de contaminação. Com esse kit e-DNA é extraído em menos de 70 minutos, evitando longas etapas de incubação overnight, típicas dos fluxos de outros kits do mercado. Além disso, o NucleoSpin eDNA Water é compatível com uma variedade de filtros e sistemas de filtragem.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Assessoria Científica:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dra.Thais Nani

Dra.Thais Nani

Assessoria Científica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *