Conheça Nucleomag® Dna/Rna Water E Nucleospin® Edna Water

Conheça Nucleomag® Dna/Rna Water E Nucleospin® Edna Water: A Tecnologia Revolucionária Para O Monitoramento E A Detecção De Microrganismos Na Água

O controle microbiológico da água é fundamental para prevenir doenças causadas por microrganismos patogênicos. Os métodos convencionais para estes fins são comumente usados para detecção de bactérias e fungos. Entretanto, são técnicas demoradas e caras que exigem um trabalho bastante laborioso. Esses métodos envolvem coleta de amostras, diluição, plaqueamento em meios seletivos e incubação prolongada para o crescimento de colônias visíveis. Testes bioquímicos também são usados para identificar patógenos isolados, como a fermentação de açúcar, produção de enzimas e resistência a antibióticos. Esses testes ajudam a agrupar e caracterizar as bactérias, permitindo sua identificação em níveis de família ou gênero.

A técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) se tornou uma poderosa ferramenta de detecção e identificação de microrganismos patogênicos em água nos últimos tempos. Essa metodologia molecular amplifica um fragmento específico de DNA, proporcionando maior sensibilidade e velocidade em comparação aos outros métodos. A técnica requer DNA molde, primers, nucleotídeos e enzima DNA polimerase termoestável. Para que esse processo ocorra, é necessário passar por três etapas: desnaturação do DNA, emparelhamento dos primers e extensão do DNA. A detecção do DNA amplificado é feita por eletroforese em gel de agarose. Dessa maneira, os microrganismos podem ser melhor identificados pela presença de DNA nas amostras coletadas.

Os microrganismos mais comuns que podem ser encontrados nas amostras retiradas de água são as bactérias, mas, os fungos também podem ser facilmente detectados. As bactérias mais comuns são Escherichia coli, Salmonella, Vibrio cholerae, Legionella pneumophila etc. Já os fungos, incluem as seguintes espécies: Candida spp., Aspergillus spp., Cryptococcus spp., entre outros.

Compreendendo sobre os melhores métodos de monitoramento de água, a Molecular realizou uma curadoria sobre os melhores insumos para o seu laboratório e, assim, oferece o que existe de mais tecnológico no mercado de trabalho para auxiliar nas técnicas de PCR. Por isso, conheça nossos produtos:

NUCLEOMAG® DNA/RNA WATER: AMOSTRAS DE ÁGUA FILTRADA

É um kit recomendado para o isolamento rápido, manual ou automatizado, de DNA total e RNA de amostras de água filtrada. Esse kit permite o isolamento simultâneo de DNA e RNA de bactérias, fungos e algas, usando tecnologia de esferas magnéticas. O DNA e o RNA isolados podem ser diretamente utilizados em aplicações subsequentes, como PCR em tempo real e sequenciamento de próxima geração.

Além do mais, O kit pode ser facilmente automatizado em instrumentos de manuseio de líquidos comuns ou separadores magnéticos automatizados. O tempo de processamento depende da configuração do instrumento e do sistema de separação magnética utilizado, sendo possível purificar 96 amostras em menos de 120 minutos usando o NucleoMag® SEP ou em menos de 30 minutos usando um sistema baseado em haste magnética (excluindo a lise da amostra).

NUCLEOSPIN® EDNA WATER: AMOSTRAS DE ÁGUA DOCE E MARINHA

É um kit que foca no isolamento de DNA liberado por vários organismos presentes na água, tais como peixes, anfíbios, répteis, crustáceos, mamíferos, aves, plantas e outros organismos. O eDNA também pode ser derivado de diversos tipos de células epiteliais, excreções, organismos em decomposição, tecidos ou células reprodutoras. Esse processo é possível devido a capacidade do eDNA se associar a partículas e ser obtido através da filtração da água.

Por isso, quando se trata de controle microbiológico, a Molecular é a melhor para seu laboratório. Entre em contato com nossa equipe especializada e adquira nossos produtos para garantir a melhor forma de monitoramento de microrganismos em água.

Telefone de contato (whatsapp): (31) 99570-4086.

Referência:

SOUZA, Roseane Veras de. Identificação polifásica e detecção simultânea por PCR Multiplex de patógenos presentes em tambaqui (Colossoma Macropomum) oriundo de diferentes sistemas de manejo. Dissertação (Mestrado – Ciência e Tecnologia de Alimentos) – Universidade Federal de Tocantins, p.64. 2022.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Author picture

Assessoria Científica Molecular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *