Já pensou em fazer uma avaliação da água com NGS?

O Sequenciamento de Nova Geração – NGS é um método amplamente utilizado em laboratórios de genética molecular de todo o mundo, o que alterou a forma de pesquisar o genoma dos humanos para fins de pesquisa e diagnóstico. Entretanto, você sabia que a técnica pode ser utilizada para analisar a qualidade da água?

No artigo de hoje, apresentamos uma nova aplicação dessa tecnologia.

O que é NGS? E como ele é utilizado?

NGS é uma técnica que nos permite verificar qual a sequência de bases nitrogenadas do DNA da amostra biológica. A diferença entre essa técnica e outras que fazem a mesma coisa, é que com NGS a capacidade de geração de dados é muito maior e de forma rápida. O sequenciamento é utilizado para pesquisa, diagnóstico, monitoramento ambiental, análise evolutiva, análise de diversidade biológica… As aplicações são infinitas!

E para que serve analisar a água com NGS?

A água potável é um recurso que precisamos preservar, pois além de ser uma questão de saúde pública, a água é indispensável para a nossa existência. A preocupação com a preservação das fontes de água é um assunto relevante para ser discutido devido aos frequentes casos de contaminação pelo esgoto, degradação ambiental e consequente esgotamento de fontes naturais. O fato é que cuidar desse mineral se tornou algo cada vez mais necessário.

Usualmente os testes realizados para verificar se a água é potável são baseados em testes de cultura de microrganismos e detecção de bactérias fecais indicadoras (FIB), como por exemplo, os coliformes fecais. Entretanto, os métodos de cultivo para a detecção de patógenos podem ser demorados, além de não conseguir identificar outros tipos de contaminação microbiana, como por exemplo, por patógenos intracelulares.

É aí que entra o sequenciamento da nova geração. Um estudo intitulado “Next-generation sequencing (NGS) for assessment of microbial water quality: current progress, challenges, and future opportunities” publicado em 2015 pela Frontiers in Microbiology identifica uma aplicação interessante dessa tecnologia: a avaliação da qualidade da água.

Esse estudo mostra que o NGS é capaz de detectar uma contaminação microbiana na água doce. Os avanços tecnológicos no contexto dessa técnica permitiram que a análise fosse realizada de forma massiva, com geração de dados a partir de sequências de DNA de amplicons ou por sondas de captura, ou ácidos nucleicos ambientais. Isso inaugurou uma nova era de desenvolvimento para avaliar a qualidade da água.

Atualmente as empresas fabricantes de produtos para NGS têm se preocupado em desenvolver painéis que permitam, não apenas a obtenção de bons resultados na detecção de patógenos bacteriano na água, mas também para análises quantitativas, e então, para análise ambiental extrair dados de abundância relativa.

NGS inclusive é utilizado para a identificação de contaminações virais em redes de esgoto. Uma ótima aplicação da técnica para análise da água, por exemplo, é para a monitoramento da pandemia, identificando a taxa de contaminação pelo SARS-CoV-2 causador da COVID-19.

Encontre soluções para sequenciamento de nova geração aqui na Molecular

A Molecular Biotecnologia, juntamente com seu parceiro Celemics, oferecem o que há de melhor em soluções para NGS. Contamos com kits para o preparo de bibliotecas compatíveis com as principais plataformas do mercado. Temos também uma verdadeira diversidade de painéis já validados para diversos tipos de pesquisa como painel aplicado ao estudo de microbioma, painéis virais, até exoma completo com maior cobertura disponível no mercado. Somos líderes em painéis customizados, e incluímos serviço de suporte de bioinformática, e muito mais.

Acredite, com a Molecular seu laboratório contará com protocolos mais simplificados, práticos e rápidos sem perder a performance. Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de consultores, agende uma conversa e conheça nosso portfólio, você não vai se arrepender.

https://molecularbrasil.com.br/orcamento/

Referência:

BoonFei Tan, et  al. Next-generation sequencing (NGS) for assessment of microbial water quality: current progress, challenges, and future opportunities Front. Microbiol., Sec. Aquatic Microbiology Volume 6 – 2015

Assessoria Científica:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dra.Thais Nani

Dra.Thais Nani

Assessoria Científica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *