Saiba como distinguir a gripe da COVID-19 durante o inverno

Fique informado: Saiba como distinguir a gripe da COVID-19 durante o inverno - Conte com o kit MutaPLEX® RespiraScreen .

Após um período de grande tensão causada por uma pandemia, duas infecções virais têm se tornado objeto de maior atenção para a saúde pública durante a estação do inverno: a gripe e a covid-19. Ambas as doenças respiratórias são bastante contagiosas e apresentam alguns sintomas em comum, gerando dificuldades na diferenciação entre elas. Desse modo, é muito relevante conhecer um pouco mais sobre as principais características de cada vírus para que haja uma melhor proteção e prevenção dessas infecções no inverno.

O vírus Influenza é um grande desafio global de saúde pública já há alguns anos, já que ele também pode causar infecções respiratórias agudas que variam de quadros leves a complicações fatais. A cada ano, ocorrem milhões de casos graves e centenas de milhares de mortes relacionadas à Influenza. De modo geral, existem vários tipos de vírus Influenza (A, B, C e D), entretanto, os subtipos A (H3N2) e A (H1N1) são os mais comuns entre os seres humanos, sendo que o H1N1pdm09 foi identificado na pandemia de 2009 e continua circulando entre as pessoas.

Essa doença tem uma característica sazonal, ocorrendo principalmente nos meses de inverno. Os sintomas clínicos incluem febre súbita, dor de garganta, tosse, coriza, obstrução nasal e mal-estar. Em alguns casos também podem ocorrer dores de cabeça, dores musculares e articulares. Pessoas com imunidade comprometida, crianças e idosos têm maior propensão a desenvolver complicações após o surgimento da doença.

No que diz respeito à covid-19, ela é uma doença causada pelo vírus Sars-CoV-2 que teve início na província de Hubei, na China, e se espalhou rapidamente por todos os continentes. Desde a sua descoberta, várias variantes causadas por mutações genéticas também puderam ser detectadas, tais como a Alfa, Beta, Gama, Delta e Ômicron.

A infecção por esse vírus pode afetar diversos órgãos, com o sistema respiratório sendo o mais impactado. A escala da doença varia de assintomática a grave. Conforme pode-se observar, existem semelhanças entre os sintomas da Influenza com o Sars-CoV-2. A covid-19 pode manifestar diferentes sintomas de acordo com o organismo de cada pessoa. Em graus leves a moderados são percebidos alguns sintomas principais como febre, tosse seca, dores de cabeça, perda de olfato e paladar e dores de garganta. Em casos mais graves pode-se verificar até mesmo dificuldades respiratórias com possibilidade de internações com intubação. Estudos mais recentes vêm apontando também consequências pós-covid-19 com outros órgãos também sendo afetados.

Mesmo que hoje já esteja disponível para a população vacinas contra a covid-19 e gripe, obter um diagnóstico é fundamental para proteger pessoas cuja a imunidade seja bastante fragilizada. Por isso, a Molecular apresenta o kit MutaPLEX® RespiraScreen 4 DIFF seqc real time RT-PCR. Este kit pode detectar simultaneamente os vírus de Sars-CoV-2, Influenza Vírus A, Vírus Influenza B, Vírus Sincicial Respiratório A e Vírus Sincicial Respiratório B.

Não deixe seus estoques acabarem, entre em contato com nossos atendentes pelo whasapp (31) 99570-4086 e conheça as principais vantagens.

Referências:

DE MEDEIROS NETA, Leuda Leal et al. Infecção concomitante por influenza tipo A e B em lactente, durante a pandemia da COVID-19: relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 2, p. e12002-e12002, 2023.

MOURA, Erly Catarina et al. Covid-19: evolução temporal e imunização nas três ondas epidemiológicas, Brasil, 2020–2022. Revista de Saúde Pública, v. 56, 2022.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Author picture

Assessoria Científica Molecular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *