Saiba as principais diferenças entre gripe e Covid-19

Desde o surgimento da Covid-19, muitas dúvidas surgem em relação ao assunto. Por falta de conhecimento, a população não consegue diferenciar algumas diferenças entre gripe e Covid-19. Diante disso, hoje a Molecular Biotecnologia fala sobre as principais diferenças entre uma infecção e outra para que você fique atento aos sinais de infecção e busque ajuda com mais agilidade.

Como diferenciar os sintomas da gripe dos sintomas causados pela Covid-19? 

A Covid-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2, e acordo com a Organização Mundial da Saúde, os sinais da infecção podem começar com sintomas leves como febre e tosse seca, podendo progredir para uma dificuldade respiratória, que é um sintoma que indica que você deve procurar com urgência um atendimento. A dificuldade na respiração é devido à baixa saturação de Oxigênio no sangue. Os pacientes nessa condição estão com eficiência pulmonar comprometida e precisam de auxílio de respiradores para aumentar a disponibilidade de Oxigênio, o que facilita a captura do gás, elevando os níveis de saturação. Os idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e cardiopatias, têm maior risco de evolução de forma grave e, inclusive, de óbito.

A gripe, em contrapartida, é causada pelo vírus Influenza, muito comum em períodos de frio e transição de temperatura. Ela pode se manifestar com dor de garganta, febre, coriza, dor de cabeça, tosse, fadiga, mal-estar e calafrios. Esses sintomas geralmente desaparecem após uma semana. No entanto, a tosse, que normalmente surge à medida que a doença progride, pode permanecer por algumas semanas.

 

Quais ações podem ser feitas para o tratamento de ambas as doenças?

Entendemos que a gripe e a Covid-19 são doenças causadas por vírus. A melhor maneira de evitar essas doenças é o cuidado para não adquirir a infecção. Ou seja: higienizar as mãos, utilizar máscara de proteção e não compartilhar objetos de uso pessoal. Além disso, manter a carteira de vacinação em dia é uma ótima forma de evitar, ou melhor, uma das mais eficientes formas de se proteger. Já o tratamento deve ser acompanhando por um médico a fim de receitar os medicamentos mais assertivos.

Diagnóstico da COVID-19

O diagnóstico da Covid-19 pode ser realizado por diferentes técnicas laboratoriais a partir de amostras respiratórias ou sangue periférico. Uma vez detectada a infecção por SARS-CoV-2, o manejo do paciente pode ser acompanhado por médico especializado e com tomadas de decisões mais estratégicas, uma vez que ainda não existe tratamento cientificamente comprovado para Covid-19. Aqui na Molecular temos os insumos certos para que os testes laboratoriais sejam realizados de forma rápida e com qualidade, otimizando o trabalho de laboratório. Quem se beneficia com tudo isso é o paciente que está ansioso aguardando pelo seu resultado!

Já conhece os nossos testes rápidos para a detecção qualitativa de anticorpos e de antígenos? Não? São duas opções: IgM/IgG e antígenos, ambos para detecção respectivamente dos anticorpos no combate à Covid-19 e do vírus SARS-CoV-2.

Além disso, a Molecular Biotecnologia possui painéis respiratórios por PCR em tempo real para a detecção de até 4 tipos de patógenos diferentes em um único tubo. Por Sequenciamento de Nova Geração – NGS também ofertamos painéis para as diferentes plataformas de sequenciamento. Diferentes infecções virais requerem tipos de tratamentos específicos e a escolha errada de uma estratégia de medicamento pode afetar negativamente a vida de um paciente.

Por isso é de grande importância a identificação exata do patógeno causador da doença. E em tempos de pandemia ou endemias, o uso de painéis respiratórios faz total diferença no manejo do paciente ou até mesmo para controle sanitário.

Agora que você já entende a diferença de gripe e Covid-19, fique atento a fim de evitar danos futuros. Leve praticidade para a rotina do seu laboratório, entre em contato com a gente e faça uma cotação dos nossos testes rápidos e painéis respiratórios, será um prazer atender você.

Assessoria Científica:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dra.Thais Nani

Dra.Thais Nani

Assessoria Científica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *